Cidade natal do senador Otto Alencar (PSD), Ruy Barbosa é o único município da Bahia que ainda não tem prefeito definido para 2025. O eleito nas eleições deste mês, José Bonifácio (MDB), foi declarado inelegível pela Justiça Eleitoral e optou por não recorrer da decisão. Com isso, novas eleições deverão ser marcadas. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) informou que a definição cabe ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Enquanto a cidade permanece em indefinição política, os envolvidos começam a se mobilizar. Segundo colocado na disputa, Marivaldo Leite (PSD) declarou que aguarda uma posição do senador Otto Alencar. Em entrevista, expressou insatisfação com a forma como sua campanha foi conduzida e disse ter “herdado” parte do desgaste da administração do prefeito Cláudio Serrada (PSD), a quem serviu como secretário de Administração até recentemente.
“Uma campanha como essa envolve um conjunto de erros, e precisamos fazer um levantamento qualitativo. Tivemos falhas tanto na campanha quanto na gestão, que resultaram em desgastes. Nem sempre é possível apontar diretamente os erros ou se desvincular dessas questões. Hoje, o prefeito deu entrevistas assumindo alguns desses erros. Acho que, devido à tensão em defender meu nome, fiquei muito pressionado também. Não tive equipe de marketing — contava apenas com um videomaker. Eu mesmo publicava as coisas, atendia, coordenava. Nos últimos momentos, recebi ajuda de um cantor”, relatou Marivaldo.
Para o político, Ruy Barbosa enfrenta um momento de “incerteza”. “As pessoas estão muito chateadas. Sobre o histórico de Bonifácio, todos conhecem: ele foi eleito dentro do grupo do senador, enfrentou problemas na Justiça, conseguiu passar no processo eleitoral, mas, ao ser julgado, acabou derrotado por 7 a 0”, lembrou.
No grupo adversário ao PSD, liderado por Bonifácio, já há mais definições. Ao que tudo indica, a esposa do candidato, a vereadora Eridan Dourado, deve se lançar como candidata. O grupo manteve, mesmo após o pleito, um clima pré-eleitoral na cidade. Na última semana, promoveu uma manifestação pelas ruas do município, atacando diretamente Otto Alencar e o chamando de “ditador”.
Comentários: