Os partidos Cidadania e PSB intensificaram as conversas para formar uma federação, em meio às mudanças no cenário político e ao fim iminente da aliança entre Cidadania e PSDB.
Os presidentes das duas siglas, Conde Bittencourt (Cidadania) e Carlos Siqueira (PSB), já iniciaram tratativas formais e devem avançar nas negociações após reunião da Executiva Nacional do Cidadania marcada para junho, quando uma resolução autorizando o início oficial das conversas deve ser votada.
Atualmente, o Cidadania integra uma federação com o PSDB, mas já sinalizou que pretende encerrar a união. Legalmente, esse rompimento só poderá ocorrer a partir de março de 2026, conforme as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Enquanto isso, o PSDB negocia uma fusão com o Podemos.
“O PSB tem um histórico muito próximo ao nosso, temos relação de longa jornada. Estamos tendo conversas iniciais sobre uma federação e sobre o Brasil de forma mais geral”, afirmou Bittencourt ao jornal Folha de S.Paulo.
Segundo o presidente do Cidadania, não existe um prazo para que as negociações sejam definidas. “O partido tem sido debatido intensamente essa questão. Esperamos ter uma indicação na reunião da Executiva de junho para o caminho que vamos adotar. Estamos amadurecendo, mas vejo com bons olhos essa possibilidade”, declarou.
Comentários: