Politiconews - Sua fonte de notícias na Bahia, no Brasil e no Mundo.

Segunda-feira, 17 de Novembro de 2025

Notícias/Política

Governo assina ordem de serviço para nova ponte sobre o Rio Jequitinhonha; obra começa de imediato e será entregue em 2026.

Com investimento de R$ 104,78 milhões, ponte terá 510 metros e faixas duplicadas; estrutura atual segue com tráfego parcial após interdição em maio.

Governo assina ordem de serviço para nova ponte sobre o Rio Jequitinhonha; obra começa de imediato e será entregue em 2026.
Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O governador Jerônimo Rodrigues, participou, nesta quinta-feira (24), de uma reunião virtual com os ministros dos Transportes, Renan Filho e Casa Civil, Rui Costa, para oficializar a assinatura da ordem de serviço que marca o início das obras emergenciais e da construção de uma nova ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, no município de Itapebi, no Sul da Bahia. O investimento será de R$ 104,78 milhões e contempla tanto o reforço paliativo da ponte atual — que teve o tráfego interditado em maio deste ano — quanto a elaboração dos projetos de engenharia e construção de uma nova travessia ao lado da ponte atual.

Durante o ato de assinatura, o ministro Renan Filho destacou que a obra será iniciada imediatamente e a entrega da ponte nova ocorrerá em 2026. “Agradeço ao ministro Rui Costa, que, na Casa Civil, tem garantido as condições necessárias para que o Ministério dos Transportes possa atuar com agilidade na busca de soluções para os problemas que o Brasil enfrenta devido à falta de manutenção. O teto de gastos reduziu muito os investimentos no país ao longo dos últimos anos, e agora estamos retomando esses investimentos. Precisamos, ao mesmo tempo, fazer obras novas e corrigir o que deixou de receber investimentos no passado”, completou o ministro Renan.

A nova ponte terá 510 metros de extensão e faixas duplicadas. A contratação inclui serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização e construção de Obras de Arte Especiais (OAE), que englobam infraestrutura, mesoestrutura e superestrutura. A ponte contará com sensores de vibração que farão o monitoramento ininterrupto da movimentação de tráfego no local. A tecnologia irá auxiliar na avaliação de segurança da estrutura para a população que passa por ali diariamente.

Publicidade

Leia Também:

“Parabenizar o ministro Renan pelo trabalho que vem realizando à frente do Ministério, acelerando os investimentos na recuperação de estradas, nas licitações e nas concessões. Alcançaremos um número recorde de concessões no governo do presidente Lula. Ficamos muitos anos sem investimentos, inclusive em manutenção. Por isso, é importante reconhecer a agilidade do ministro Renan, que já está emitindo ordens de serviço. Com certeza, daqui a um ano, teremos a ponte nova construída, o tráfego plenamente recuperado na estrada, e isso voltará a beneficiar todos os municípios do Extremo Sul da Bahia. Vamos continuar trabalhando firme em investimentos em infraestrutura”, afirmou o ministro Rui.

Com a assinatura da ordem de serviço, a expectativa é que as obras avancem com celeridade, garantindo segurança, mobilidade e retomada plena do tráfego no importante eixo viário que conecta o Sul da Bahia ao restante do país. “Quero, mais uma vez, lembrar que a Bahia reconhece e agradece a proposta apresentada pelo ministro Renan. Ele explicou com clareza, houve agilidade na liberação das licenças e a conquista está acontecendo, algo que poucas vezes vimos na história do Brasil”, pontuou o governador Jerônimo Rodrigues. A reunião contou também com a participação de outras autoridades, representantes do Governo do Estado e dos ministérios, além de prefeitos.

 

Últimas ações

A ponte atual foi totalmente interditada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), no dia 5 de maio, após avaliação técnica apontar risco estrutural. Desde então, o tráfego da chamada Rota 3 - entre Itabuna e Eunápolis - foi redirecionado para rotas alternativas, usadas por veículos leves, viaturas, ambulâncias e caminhões de abastecimento.

Em 20 de maio, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) concluiu a instalação da rede elétrica nos acessos da Rota 3, permitindo à Polícia Rodoviária Estadual (PRE) o controle 24 horas do tráfego local. Em 5 de junho, o governador Jerônimo Rodrigues e o ministro Renan Filho anunciaram a reabertura parcial da ponte, em sistema de “pare e siga”, exclusiva para veículos leves e vans, medida que entrou em vigor em 18 de junho.

Na Bahia, a BR-101 desempenha papel fundamental no turismo ao facilitar o acesso a diversas praias, cidades litorâneas e pontos turísticos ao longo do trajeto. Além disso, as obras realizadas beneficiarão diretamente o escoamento da produção industrial, incluindo fábricas de grande porte e plantações de eucalipto para as indústrias de celulose e carvão vegetal nas regiões de Feira de Santana e Alagoinhas.

Comentários:
Bruno

Publicado por:

Bruno

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )